quinta-feira, 9 de junho de 2011 - por Thiago

Trip pra Europa - Luxemburgo

Saímos cedinho de Bruxelas (que vocês já conhecem) rumo à Cidade de Luxemburgo de trem. Luxemburgo é um país ridículamente pequeno, e para vocês terem uma idéia do que eu estou falando, o território todo deste Grão-Ducado é um pouco MENOS do dobro do tamanho da cidade de São Paulo. Grandão, né? A parte legal disto é que a beleza do país (ou pelo menos da capital, a Cidade de Luxemburgo) é inversamente proporcional ao seu tamanho. Eita paisinho bem arrumado, esse! Além de bonito, ele é muito antigo. Estivemos em construções que datam de 968 DC, o que quer dizer que há mais de mil anos essa cidade já tinha começado a despontar para o mundo. E é lógico que quando vamos a lugares muito antigos nos deparamos com ruínas. A Cidade de Luxemburgo possui uma antiga fortaleza imensa para ser explorada a partir do seu interior, e pode se preparar para andar mais de uma hora pelas galerias medievais da muralha. É bem bonitão e interessante.

A cidade velha é um chuchuzinho também, e eu tive a nítida impressão que todo mundo é feliz e anda saltitando pelas ruas de tão contente, tal o nível de bem-estar percebido (e isso deve ter alguma a coisa a ver com o fato do PIB da renda per capita de Luxemburgo ser a maior do mundo!). As praças da cidade, a residência do Grão-Duque, os prédios públicos e as igrejas são todas notoriamente bem cuidadas e gostosas de se passar um tempão olhando pra elas.

Depois de tantas belezas, conhecemos a última (mas não menos importante) delas: os jardins da cidade. Basicamente, a cidade de Luxemburgo é divida entre a parte alta e a parte baixa (calma galera, eu não fui pra Salvador desta vez...) e a divisão entre elas é um muro absurdamente grandalhão, que deve estar lá há muito tempo também. No final deste muro, na parte de baixo, temos um jardim todo arrumado pro pessoal passar o tempo, fazer um jogging, levar o cachorro pra passear ou mesmo deitar e dormir na grama fofa. Uma simpatia de encher os olhos.

O Duque é o cara!


- Mas Thiaguinho, porque você tá puxando tanto o saco deste pedacinho de terra?

Fácil responder essa! Antes de mais nada, o país é bonitinho mesmo, e depois disso eu fiquei sabendo que os caras são uns dos poucos na Europa (se não o único) que aceita imigrantes! Vai que um dia... sei lá... a coisa aperta e a gente precisa correr pra outro canto? Nunca se sabe né? Lux pode ser a solução :)

Próxima parada: Paris!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails